cheguei a bem a tempo de ver o palco desabar da vitrola ao ipod

Livros sobre música

17:20Sonora

Para os apaixonados por música, ela vai muito além dos fones e shows. Existe uma infinidade de livros sobre que nos deixam babando nas prateleiras. Foi inspirado nesse amor inacabável e platônico que a seção musical das livrarias nos causa, que surgiram as dicas de livros que contam mais sobre o universo musical, especialmente sobre o mundo do rock.





Dias de Luta – o Rock dos anos 80.
Autoria de Ricardo Alexandre, a obra dá um giro nos acontecimentos do mundo do rock entre os anos 80 e 2000. Contextualiza situações políticas, financeiras e traz muitos episódios engraçados e imprevisíveis que ocorriam em gravações e shows.
Passa pela MPB e todo o contexto politizado que a música tinha obrigação de trazer na época de 80, até  chegar, em Rita Lee, onde houve uma grande quebra de padrão. Surgiram os punks que, mais tarde (por mais estranho que pareça), tiveram ligação com o rap principalmente em bairros de São Paulo, e finalmente chegando no RPM, a banda que estourou e trouxe o pop, a estética e papo de galã pro rock n'roll da época de forma estrondosa.
  
Foto: Divulgação

Da Vitrola ao Ipod
O livro é uma autoria de Eduardo Vicente que fora publicado originalmente como uma tese de doutorado da USP. Fala sobre as mudanças e processos da indústria fonográfica entre 1980  e 1990, abrangendo todos os estilos e desmistificando a história que diz que o rock nacional liderou as vendas durante essa década. Uma boa escolha para quem quer entender sobre o marketing, técnicas, gravadoras e selos do meio musical. Trata-se de um livro mais sério, contido e técnico, por isso cansativo para quem não está acostumado a leitura ou não tem grande interesse pelo assunto. 


Mate-me, por favor – Uma história sem censura do Punk
Diferente das demais indicações, este não trata de histórias nacionais. No entanto, após passar pelo capítulo de revolta Punk em “Dias de luta”, provavelmente a sede de conhecer mais sobre a vida curta deste estilo também vai nascer em você.
Legs McNeil e Gillian McCain embarcaram nessa a fim de contar o primeiro ato do punk e o que está por trás da filosofia politizada e algumas vezes agressiva do movimento. Construído através de depoimentos de grandes nomes como, Iggy Pop, Dee Dee Ramone e Lou Reed, traz boas histórias regadas a sexo, drogas, rock n’roll e muita atitude, além de uma bagunça imensurável. 
Foto: L&PM Blog 

Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar

Apesar de publicado após "Dias de Luta" seguindo mesma temática, não se trata de uma continuação. Diferente do primeiro título, considerado livro-reportagem, "Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar" mostra-se menos pretensioso. É um grande apanhado de textos tirados do blog do jornalista, no portal R7.
Falando sobre o período de 93 a 2008,o jornalista, sempre muito atuante e influente na cena, relata o nascimento de Skank, Raimundos e Planet Hemp. Além de observar os sub- gêneros nascendo, como CPM 22 e Charlie Brown, uma nova fase de fazer rock no Brasil.
Uma leitura inquietante para os mais novos presentes na cena atual e uma boa reflexão sobre os nomes que convivemos e consideramos influentes na atualidade. Um livre leve, divertido e com gosto de "quero mais".
Foto: Divulgação

Como complemento do último assunto, recomendo um ótimo documentário: "Do underground ao emo", com direção do Canal BIS e DIY Vídeos. Ele vai te dar as caras de quem participou da cena de 2000 e fazer entender melhor minha discordância com o autor sobre os subgêneros e novo estilo aderido na época. E você, depois de assisti-lo, concorda com Ricardo?




E aí, já leu algum?



You Might Also Like

0 comentários

Formulário de contato