Banda Planar cena carioca

Entrevista: Banda Planar

15:19Sonora

Os cariocas da Planar estiveram em terras paulistas há pouco tempo fazendo um dos melhores shows que já tive o prazer de assistir. Na última semana, eles comemoraram um ano do lançamento de "Invasão", primeiro disco da banda. E, já têm data marcada para voltar para São Paulo! 

Em comemoração a tudo isso rolou uma entrevista com os queridos.

Foto: Rafael Hansen
A banda já traz no currículo oito anos de estrada, dois EPs e o CD que fez aniversário há pouco. Para os fãs de Supercombo, uma boa pedida. Para os que tendem mais para o lado Medulla, igualmente. Em shows ao lado das duas bandas, eles fazem inveja para quem - assim como eu - está longe e não pode comparecer.

Pra começar, uma parceria com Medulla, banda também composta por cariocas, com uma das minhas preferidas do CD "Invasão", a faixa "Calma".





Na trajetória da banda, vocês lançaram dois EPs (“Planar”, 2010 e “Tanto Mar, 2013) e o primeiro disco, intitulado “Invasão” foi lançado ano passado, pela Deckdisc. Cinco anos após o primeiro trabalho, o que mudou no sonho de ter uma banda e na concepção de viver de música no país?

O tempo te faz repensar muita coisa, de caminhos à sonoridades. E, essa reflexão se torna ainda mais intensa em uma época como a que estamos vivendo, de praticamente uma revolução na comunicação. O que mudou foi nossa forma de pensar e trabalhar, em cima dessas mudanças, até em termos de mercado...Você tem que repensar sempre as estratégias. De resto o sonho e a paixão continuam iguaizinhos a 8 anos atrás, ou até maiores. 




O Projeto Victrola, que nunca perde a vez, fez uma entrevista com os meninos em novembro do ano passado. Confere aí: 



Ano passado vocês deram uma entrevista ao Projeto Victrola e, quando questionados sobre a diferença da cena independente de São Paulo e Rio de Janeiro, houveram respostas divergentes entre vocês. Passado quase um ano, pra você, qual seria a opinião em relação ao tema?

Cada cidade tem sua cena. Existem diferenças, é claro. Até mesmo culturais...Mas o que importa é que, tanto aí quanto aqui, o solo está muito fértil. Tem aparecido muitas bandas bacanas e com sede de trabalho e união, o que é o mais legal.  



O vídeo acima é da URB Sessions, comentada durante a entrevista do Projeto Victrola. O projeto tem o objetivo de gravar músicas na voz e violão, de maneira simples e intimista, combinando as canções com os lugares que passam durante as viagens com a banda. A música que eu escolhi foi "Cabe a você" da minha URB Sessios preferida. 

"Cabe a você ser o que é!"


A faixa "Trens" faz parte do álbum "Invasão" e é o primeiro clipe da Planar.

"A gente é tanta teoria e é tão pouco dia-a-dia"

Entre as 12 faixas do “Invasão”, vocês escolheram “Trens” para se tornar o primeiro clipe da banda. Como rolou a escolha da música? Ela tem algum significado em especial?

Todas as músicas de “Invasão” tem um significado especial para gente. Nada ali foi escrito por acaso ou pra preencher espaço, pelo contrário. Fizemos questão de colocar no disco só o que fizesse muito sentido para nós. É um álbum denso de sentimento e extremamente confessional.
A escolha de “Trens” foi quase que unânime entre a banda e o pessoal que trabalhou no disco com a gente. Acho que por uma questão de formato mesmo. Achamos que se encaixava bem como primeiro single.




"Aqui de cima" foi a faixa recomendada pelo Léo (vocalista) para quem quer conhecer mais sobre a banda.

Para quem ainda não conhece a Planar, definam o som da banda e recomendem duas músicas para que a galera possa curtir!

Somos uma banda de Rock. Tentamos não passar disso nos sub-rótulos, por mais clichê que isso possa soar. Assim conseguimos ser mais justos com todas as nossas músicas.
Acreditamos que o disco é muito plural, neste sentido. Existem muitos momentos contidos ali, mas todos dentro do rock.
Só duas? Que difícil. Como já falamos de “Trens” na pergunta ali de cima vou indicar
“Aqui de Cima”  e “Conversa debaixo d´água”. Ok? Rs..
Fica aqui o nosso muito obrigado pelo convite, espaço e pela iniciativa. 
Parabéns pelo trabalho, e até breve.  


"Não há porque conversar de baixo d'água, se é tão difícil se entender!"


Para conferir um show do Planar na íntegra dá o play e assiste a apresentação deles no ShowLivre



Não deixe de acompanhar os cariocas pela PÁGINA DO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER e quem sabe dá uma passada no SITE ;)

Fica meus agradecimentos pra lá de sinceros, pela simpatia, entrevista e por serem tão queridos sempre.



You Might Also Like

0 comentários

Formulário de contato