capdeville
capdeville lançamento
Capdeville fala sobre EP de estreia, "um misto de situações e emoções"
05:06Sonora
O cantor carioca João Capdeville está mochilando pela América Latina, mas arranjou um tempo na agenda para contar sobre o lançamento do clipe “Sua Vitória”, faixa integrante de seu EP de estreia “Pausa”.
![]() |
Foto: Divulgação |
“Pausa”, com cinco faixas, marca o início da caminhada de Capdeville. O título, que expressa uma interrupção mesmo marcando um começo, conta com uma boa explicação: “Achamos interessante, pelo conceito de pausa e tranquilidade que queríamos passar. Acho que o nome combinou perfeitamente com as músicas e foi capaz de passar a ideia que queríamos“, conta o cantor.
João Capdeville sempre teve contato direto com a música. Em casa, contou com um ambiente propício à criação, que o aproximou cada vez mais da arte. Com mãe pianista e pai amante de música, viveu em um âmbito familiar que contribuiu para o desenvolvimento do sua paixão pela composição e, especialmente pela música: “Era comum acordar ao som dos discos de meu pai numa manhã de domingo. Estes iam desde Chico e Cartola, até Beatles, passando por nomes como Geraldo Vandré, Tom e Elis. Ao passo que, alheio a isso, estava a influência mais clássica vinda de minha mãe. Até hoje ainda me entusiasmo ao ouvi-la tocando Beethoven, Bach e outros”.
![]() |
Foto: Divulgação |
Seu EP de estreia pode levar como característica ser um trabalho autobiográfico. Para seu processo de criação, Capdeville precisa sentir sua canção na pele. “Meu processo de criação depende diretamente das situações que se passam na minha vida. Para escrever preciso que algo me aconteça, bom ou ruim. Mas, também é muito comum eu observar situações diversas e me imaginar vivendo-as também. E daí pode surgir diferentes formas de inspiração”.
Capdeville tem um processo muito próximo ao que produz, expõe e explora sentimentos de maneira sincera e visceral. “Devido a esse envolvimento, todas as músicas que faço são especiais para mim. Posso citar 'O Mundo Vai Girar' como uma música que representa uma fase de mudança na minha vida. Ela me ajudou muito a encarar alguns acontecimento”, confessa.
“O Mundo Vai Girar”, canção que o cantor elegeu como mais especial, ganhou um projeto audiovisual em maio do ano passado. “A gravação toda foi numa casa na serra de Itaipava, aqui no Rio. Passamos um fim de semana lá organizando e gravando as cenas. Foi algo muito natural e rápido de certa forma. A ideia do roteiro me foi entregue pelo pessoal da Tocavideos e de cara me apaixonei, pois expressava exatamente o que eu queria. Optamos por captar um pouco da tristeza da música através dos atores Helena Giffoni e Alfredo Garcês, que retrataram um casal de uma forma diferente, baseada unicamente na lembrança”, relembra.
Seu último lançamento é o clipe de “Sua Vitória”, atual faixa de trabalho. No vídeo, o cantor explora um Rio de Janeiro sombrio e solitário, diferente do que a gente possa imaginar da cidade de veraneio. “Queríamos que fosse algo mais sombrio e passasse certa ideia de confusão também. Ver o trabalho pronto foi a constatação de que eu estava em boa companhia mais uma vez para fazê-lo".
Pra quem não conhece o trabalho do Capdeville, ele explica de forma clara e sucinta: “Acho que diria que minha música é um misto de situações e emoções, combinadas com o som das cordas de nylon do meu violão e arranjos pensados para fazer com que o ouvinte parta em uma viagem interna”, finaliza.
Acompanhe Capdeville pelo Facebook e ouça o EP na íntegra!
Acompanhe Capdeville pelo Facebook e ouça o EP na íntegra!
0 comentários