boiler room
metanol fm
Rádios online e música independente são temas em projeto da Red Bull Station
14:07Sonora
Ontem (7), no Red Bull Station, rolou o debate “Rádio Online e a Circulação da Música Independente”, após a apresentação dos curadores do evento, na terça-feira anterior.
![]() |
(Foto: Felipe Gabriel) |
Para quem ainda não sabe, o Red Bull Station é um espaço cultural instalado no centro de São Paulo, ocupando um prédio de 1926, antigamente uma subestação de energia que foi desativada há 12 anos. Neste mês, o espaço recebe “Pulsø”, projeto de quatro semanas que tem como objetivo desmistificar as vertentes da música independente.
Akin Deckard (Metanol FM), Cashu (MAMBA NEGRA/Rádio Virus), Fabio Lafa (Frequência Modulada), Marcel Munir (Na Manteiga Radio) e Monique Dardenne (Boiler Room), foram os palestrantes da noite, comandados por Debora Pill (Programa Brisa na RBMA Radio).
O espaço lotou antes mesmo do inicio do bate-papo, mas ninguém ficou de fora. O áudio foi transmitido na área do café, para quem chegou depois.
![]() |
(Foto: Felipe Gabriel) |
Entre as pautas, o retorno imediato que a internet promove para as rádios online; a comunicação direta que promove pedidos e entendimento das necessidades do público, uma aproximação real e eficaz entre o produtor de conteúdo e o consumidor. As maneiras de divulgação – cada mais vez mais comercializadas - também foram discutidas, almejando debater as redes sociais de maior alcance e elegendo o Twitter e Instagram como as vencedoras.
Também foi citado o problema que os produtores das rádios online enfrentam ao tentar subir vídeos de suas produções em canais do Youtube, por conta dos direitos autorais de músicas que são vinculadas a gravadoras. A possível migração de rádios FMs e AMs para internet ou vice-versa também foi debatida, incluindo a questão da promoção de jabás nas rádios convencionais e trabalho com underground nas onlines.
![]() |
(Foto: Felipe Gabriel) |
Entre o público participativo, havia universitários e professores do ramo da comunicação que fizeram comentários pertinentes. Entre eles, o comentário do Arthur, universitário que falou sobre seu trabalho em uma rádio pirata de sua faculdade, que funciona dentro de uma caixa d’água. Arthur usou sua história de engajamento para aconselhar uma turma de Rádio e TV, da Universidade Anhembi Morumbi, que participa da rádio universitária “Aquário” e pretende criar maior vínculo com os ouvintes.
As palestras, bate-papos, debates e apresentações estão só começando. Confira a programação completa aqui.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Local sujeito à lotação.
Red Bull Station fica ao lado do metrô Anhangabaú – linha 4 (vermelha) do metrô e do Terminal Bandeira de ônibus. End.: Praça da Bandeira, 137- Centro.
1 comentários