celio ramos
fernando quesada
Mercado da música na atualidade é tema de palestra em Universidade Anhembi Morumbi
19:22Sonora
Pensando nos apaixonados por música, a Universidade Anhembi Morumbi promoveu uma mesa redonda com grandes nomes da produção e marketing musical na última terça-feira (28), no Campus Morumbi.
A palestra, direcionada a professores e estudantes da pós graduação do curso “Negócios da Música” – mas aberta ao público –, contou com Wagner Fulco (produtor musical), Célio Ramos (diretor da EM&T), Renata Gomes (marketing musical), Miguel De Laet (professor de pós-graduação de Trilha Sonora na UAM) e Fernando Quesada (multi-instrumentista) que colocaram em pauta assuntos como sucesso, marketing, técnica, criatividade, público, mulheres na música e investimento na carreira.
A palestra, direcionada a professores e estudantes da pós graduação do curso “Negócios da Música” – mas aberta ao público –, contou com Wagner Fulco (produtor musical), Célio Ramos (diretor da EM&T), Renata Gomes (marketing musical), Miguel De Laet (professor de pós-graduação de Trilha Sonora na UAM) e Fernando Quesada (multi-instrumentista) que colocaram em pauta assuntos como sucesso, marketing, técnica, criatividade, público, mulheres na música e investimento na carreira.
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(Foto: Beatrice Sala e Alessandro Bigi) |
O primeiro assunto da roda foi “O que é sucesso?”. Quesada iniciou o debate com uma comparação entre sucesso e fama. “Fama você pode ter nas redes sociais, mas é passageiro, não tem garantia. Sucesso é um objetivo alcançado passo a passo”, enfatizou.
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Bob Dylan (Divulgação) |
De Laet explicou que a motivação pelo desejo e sonho são necessários pra que a gente realmente se empenhe. Afinal, sem querer de verdade quem tem animação pra exercer qualquer atividade?
Mas, Quesada e Ramos ressaltam que no meio do caminho podem ter alguns detalhes dos quais você não seja o maior fã, mas é necessário aprendê-lo. “Não existe tarefa ingrata se ela é necessária”, completou Ramos.
Mas, Quesada e Ramos ressaltam que no meio do caminho podem ter alguns detalhes dos quais você não seja o maior fã, mas é necessário aprendê-lo. “Não existe tarefa ingrata se ela é necessária”, completou Ramos.
Mesmo tendo fixo o que você gosta e decidiu para si é necessário ter um propósito, como enfatizou Renata Gomes. Às vezes, movidos por cases de sucesso que vimos por aí, buscamos caminhos semelhantes e esquecemos que cada um tem a sua história. Seu proposito é único, ele quem ditará seu caminho.
O mesmo caminho precisa de uma definição básica: Que público você quer atingir? É preciso posicionar o som que você produz de acordo com quem irá consumi-lo e saber que, definitivamente, existem sonoridades que não atingem a massa, ou seja, o grande público.
Qual seu preço no mercado?
Quesada explica que o "preço" está ligado diretamente a identidade versus imagem. A identidade é um fragmento de sua imagem. Ambas devem estar alinhadas ao seu posicionamento e serem claras ao seu público. Com isso, o público saberá o valor que você define pra si e o passará para frente. De Laet explica com uma frase sucinta onde vamos chegar com este processo: “Se você não tem valor definido e o propaga, como você espera que os outros saibam dele?”, jogando a dúvida ao público presente.
Quesada explica que o "preço" está ligado diretamente a identidade versus imagem. A identidade é um fragmento de sua imagem. Ambas devem estar alinhadas ao seu posicionamento e serem claras ao seu público. Com isso, o público saberá o valor que você define pra si e o passará para frente. De Laet explica com uma frase sucinta onde vamos chegar com este processo: “Se você não tem valor definido e o propaga, como você espera que os outros saibam dele?”, jogando a dúvida ao público presente.
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(Foto: Tatiana Acevedo, Lorena Borbón, Luisa Rodrigues e Maria Cauan) |
Fulco contou um pouco sobre sua trajetória e, em especial, dos primeiros dias que passou fora do pais, ainda com 19 anos e à procura do primeiro emprego no exterior. Buscar conquistas diárias, mesmo coisas pequenas, eram sua motivação. Gomes reforça a importância de se colocar nessa situação: “Temos que gerar o valor diariamente para que estejamos ansiosos e preparados para o próximo dia”.
Se você está preocupado com o valor que deve se atribuir, Quesada explica: “De um extremo ao outro tudo tem seu valor. Eu já trabalhei com Salgadinho e com Sepultura e, musicalmente, os dois eram bons”. Gênero musical não esta ligado à qualidade!
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Rita Lee (Foto: Divulgação) |
Investimento entrou em pauta logo em seguida. Alguém da plateia levantou a mão e questionou “E se eu não tiver dinheiro pra pagar um empresário?”. Quesada explica que tudo bem, mas algum investimento será necessário. Com o nascimento da internet, todo o processo musical se democratizou. Agora quem dita as regras não são mais as gravadoras, mas sim seu público que está diretamente ligado ao alcance de sua produção. A grana pra promover seu vídeo no YouTube, no Facebook ou em qualquer ferramenta online é indispensável. É o momento de cavar seu espaço, impulsionar seu trabalho. E também a oportunidade de conversar genuinamente com as pessoas sobre a percepção delas sobre seu som. Não é falar com alguém, é de fato conversar e trocar informações.
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(Foto: Reprodução) |
Já no final do papo, uma pergunta sobre a diferença do mercado nacional e internacional foi direcionado a Fulco, especialmente por sua experiência fora do país. O produtor confessou que o grande problema na produção nacional está no "jeitinho brasileiro", aquele que só favorece uma das partes. Mas Quesada lembrou que somos agraciados com equipamentos bons, bons músicos e há gente de fora interessada em gravar conosco. Inclusive, você sabia que a segunda música mais vendida do mundo é “Garota de Ipanema”?
Depois do debate inspirador e de informações valiosas pra quem espera viver de música, fica a vontade de produzir um novo sucesso mundial. Professora Marly, coordenadora do curso de Negócios da Música da UAM finalizou: “Podemos fazer coisas novas e de qualidade dentro do nosso tempo, não precisa ser erudita e nem precisa ser música de concerto para ter qualidade”.
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